Dia da Páscoa

Chapéu de Páscoa com Máscara de Coelho

As orelhas de coelho são um símbolo, uma marca da páscoa, então podemos utilizar isso para fazermos uma atividade que explore a criatividade e imaginação dos alunos.

O legal é você levar os moldes de orelhas prontos já, assim fica mais fácil para os alunos criarem, você irá precisa de algodão, pode ser o branco normal ou aquele colorido, cola, cola glitter, lantejoulas, tinta guache, água, o todo o material que você achar que eles poderão usar.

Deixe os materiais disponível para todos, eles irão fazer as próprias orelhinhas de coelho, vá dando dicas e instruções para que não estrague e nem vire uma bagunça generalizada.

Compreender o significado da Páscoa

Objetivo:

- Compreender o verdadeiro significado da Páscoa;

- Desenvolver a coordenação motora;

- Estimular a criatividade;

- Estimular a imaginação.


Desenvolvimento:

- Roda de leitura;

- Montagem de painel;

- Produção de texto coletivo.


Metodologia:

- Prepare alguns desenhos com os símbolos da Páscoa (Jesus, cordeiro, coelho, girassol, peixe, pão, uva, vela e ovos) e monte uma roda de leitura com suas crianças. Explique cada símbolo a eles e seus significados e depois conte a história da Ressurreição de Jesus, dando ênfase ao real sentido da páscoa.

- Desenhe cada símbolo da páscoa em uma folha de cartolina, e use técnicas diferentes com seus alunos (guache, brocal, bolinha de crepom, papel picado) para decorar esses símbolos.

- Compre um saquinho de ovinhos de chocolate, espalhe pela sala e organize uma caça aos ovos com seus alunos. Essa atividade pode ser estendida para toda a escola e você poderá utilizar todo o espaço da escola. Nesse caso, pode ser confeccionados alguns coelhos escrito alguma mensagem motivacional neles para que os alunos encontre junto com esses ovinhos.

Para imprimir

Resolvendo o problema de sincronização.

Procure a atualização mais recente nos próximos dias.

O encontro de desenvolvedores de aplicativos incríveis

Os novos esboços funcionais.

Jogo Narizinho de Coelho

Preparação: Faça o molde das orelhas de coelho do modo que preferir. Eles podem colar algodão sobre o molde impresso ou serem feitas de EVA.

Ação: Leve as crianças enfeitadas de coelho (com orelhas e rostinho feito com tinta) para um lugar amplo. Desenhe no chão um círculo. Fora deste, uma distância de alguns passos, ponha bolinhas de isopor ou bolinhas grandes feitas com papel amassado.

Desafie quatro ou cinco crianças por vez a levarem os “ovinhos” para dentro do círculo apenas empurrando com o nariz.

Parabenize todos que realizarem a atividade, procure não incentivar um clima de competição de quem põem mais rápido os “ovinhos” no círculo.


História de Páscoa

Lolito e o Triângulo de Páscoa
Lívia Alencar

O legal dessa história é que você pode usá-la para incentivar a imaginação dos seus ouvintes, pedindo para eles criarem um final para ela!

Do outro lado do mundo vivia um lindo coelhinho, daqueles bem fofinhos, chamado Lolito.

Lolito morava na Pascolândia, a terra onde são fabricados os deliciosos ovos de Páscoa que nós comemos todos os anos!

Assim como os outros coelhinhos daquela terra, Lolito cresceu sendo preparado para a importantíssima missão de se tonar um fabricante de ovos de Páscoa. Já desde bem pequeno, na sala de aula, ele e os seus amigos coelhos tinham lições teóricas sobre o complexo processo para se chegar ao ovo perfeito: o formato oval, o ponto certo do chocolate, a textura, os diferentes sabores, as embalagens coloridas, etc…

E como os outros coelhos, Lolito sonhava com o grande dia em que iniciaria seu curso prático de fabricante de ovos de Páscoa e poderia colocar a mão na massa, para finalmente fazer ovos deliciosos, com os melhores sabores e lindas embalagens!

E ele compartilhava seus planos com seus amigos:

– O meu primeiro ovo vai ser de chocolate branco, com uma embalagem azul e bolinhas vermelhas!

Então outro coelho dizia:

– Ah, o meu vai ser crocante e eu vou colocar uma embalagem laranja e roxa!

E logo vinha outro:

– Melhor ainda vai ser o meu: de chocolate meio amargo com uva passa!

E Lolito retrucava:

– Uva passa? Mas uva passa é só no Natal, vai no panetone, e aliás quase ninguém gosta de uva passa…

E assim o tempo foi passando, até que finalmente chegou o dia tão esperado – o primeiro dia de aula do curso prático! Que alegria!

Logo no primeiro dia de aula os felizes coelhinhos já puderam colocar em prática seus conhecimentos. E Lolito se sentia mesmo muito realizado ao fazer seu primeiro ovo! Não havia sensação melhor do que aquela.

Durante o curso os coelhos tinham que praticar bastante para apresentar sua obra-prima – o ovo perfeito – ao professor, e assim se qualificarem para trabalhar em uma das fábricas da Pascolândia e cumprir com sua honrosa missão.

Mas acontece que com o passar dos dias Lolito ia olhando para os ovos que ele e seus amigos faziam e começou a achar que tudo era muito igual, muito oval, meio sem-graça… e de repente, lá do fundo, foi surgindo uma ideia, uma vontade de fazer algo diferente, de mudar, de inovar…

E essa ideia foi tomando forma, aliás, muitas formas. E ele foi ficando cada vez mais animado ao imaginar como sua ideia ia fazer sucesso, como todos iam aplaudir e admirar seu trabalho! Ele já podia imaginar a sua ideia nas maiores fábricas de ovos de Páscoa e estampada nas vitrines das lojas! E era uma sensação melhor ainda essa de criar, de inventar, de ter uma ideia própria e divulgá-la aos quatro ventos. Isso sim era um sonho de verdade!

Então Lolito se preparou bem para apresentar sua ideia inovadora ao professor e aos colegas no último dia do curso e estava certo de que todos iam amar.

Quando esse dia chegou, o sentimento de expectativa e até mesmo o de medo tomavam conta da sala. Afinal, quem não passasse no curso não poderia atuar nas maravilhosas fábricas de ovos de Páscoa, e teria que passar o resto da vida sem fazer mais nem um ovinho sequer…

O professor ia passando de mesa em mesa, abria o pacote onde estava o ovo a ser apresentado, e analisava cada detalhe:

– Hum, a embalagem está muito boa, o formato está perfeito, a textura maravilhosa, só tem que melhorar um pouco no sabor… nota 8 para você. Parabéns, você está aprovado!

E a expectativa de Lolito ia aumentando…

No momento em que o professor se aproximou de sua mesa, o coraçãozinho de Lolito quase pulava pela boca, e ele já podia até ouvir os aplausos.

E, quando o professor abriu o seu pacote e tirou o ovo de lá de dentro…

– OHHH!!!

A reação do professor e da turma foi geral.

O professor então balbuciou:

– Mas, mas… isso não é um ovo de Páscoa… é um TRIÂNGULO de Páscoa… como você ousa?

Lolito, desapontado mas disposto a defender sua ideia, respondeu:

– É que eu achei que os ovos de Páscoa eram todos muito iguais e queria fazer algo diferente; aliás, eu também fiz ovos em formatos de quadrado, de retângulo, de estrela, de coração, de flor… acho que vão fazer o maior sucesso!

– De maneira nenhuma! Você querer mudar o formato dos ovos de Páscoa que são fabricados do mesmo jeito há centenas de anos? É uma grande ousadia! Isso nunca vai dar certo, ninguém vai gostar, vai acabar com a Páscoa, isso sim! Está RE-PRO-VA-DO!

Lolito saiu de lá desolado, segurando o pacote com seu triângulo de Páscoa… ele nunca imaginou que passaria por essa humilhação, que sua ideia não teria nem mesmo a devida consideração, que seu sonho seria despedaçado daquela maneira…

E no caminho para casa ele parou e chorou suas lágrimas de coelhinho, e depois de chorar ele suspirou e pensou, pensou, pensou…

Devia haver uma maneira, algum jeito de levar sua ideia à frente, de fazer com que ela fosse considerada e aceita, de tornar seu sonho em realidade.

E foi depois de muito pensar que surgiu uma luz no fim do túnel, aquilo que parecia ser a solução. Ele pelo menos tinha que tentar… quem sabe daria certo? Não seria fácil, claro, mas era preciso arriscar para alcançar seu sonho, para fazer tudo valer a pena, para cumprir com a sua real missão!



E a solução era…


AGORA É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO JUNTO COM A CRIANÇADA!

Coelho sai da Toca

Como estamos em época de páscoa vamos brincar de sermos coelhos? Essa brincadeira é bem legal, as crianças irão se organizar em grupos de três pessoas, duas pessoas irão dar as mãos para formar a toca e uma delas será o coelho que ficará dentro da toca, uma pessoa ficará de fora, ela será coelhinho sem toca e irá cantar “Coelhinho sai da toca em 1, 2, 3”, todas as crianças que representam os coelhinhos devem trocar de toca bem rápido e a que estiver sem toca deverá correr e invadir a toca de alguém. Pode brincar várias vezes para as crianças irem se revezando.