A Música na Educação Infantil
VOCÊ
SABIA que A Música na Educação Infantil possui um papel importante na educação
das crianças?
Projeto Música
Justificativa:
A música, dentro da escola, pode ser uma grande aliada dos
professores de todas as séries da educação básica. Entretanto, para os alunos
da educação infantil os benefícios são ainda maiores.
As crianças têm a música, naturalmente, inserida em suas
vidas desde muito cedo. Sejam nas canções de ninar, brincadeiras, desenhos
animados ou filmes.
Todos estes estímulos são facilitadores para que elas tenham
maior apreço pela música. Assim, nada melhor do que usar um recurso capaz de
tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, e por consequência, mais
efetivo.
Objetivos:
- Conhecer os instrumentos musicais e os diferentes sons que
eles produzem;
- Ampliar a percepção auditiva por meio de sons distintos;
- Utilizar a música enquanto instrumento de ensino e
aprendizagem;
- Explorar os sons feitos pelo corpo humano: assobiar, bater
palmas, bater os pés, barulhos feitos com a boca, etc.;
- Desenvolver a capacidade de imitação de sons;
- Estimular a interação social por meio da música;
- Implementar a música na rotina diária durante algum período;
- Estimular o desenvolvimento e expressão corporal por meio da
dança.
- Desenvolvimento:
- Exibição de animações educativas com conteúdos sobre
instrumentos musicais, como por exemplo, o DVD “Abelhinha Listradinha” (2015);
- Atividades pedagógicas com temas musicais;
- Rodas de músicas com canções tradicionais;
- Histórias e contos com teor musical: “A Flauta do Tatu” (
ngela Lago, 2017) “Conheça a Orquestra” (Ann Hayes, 1991) “O Violino Mágico”
(Eunice Braido, 2009)
Brincadeiras que envolvam música;
- Que som é esse? Atividade de reconhecimento sonoro, com
barulho da chuva, trovões, buzinas de carros, latido de cachorro, canto dos
pássaros e outros;
- Uso de músicas na rotina escolar. Alguns exemplos são a
música “Lavar as Mãos” (Arnaldo Antunes, 1995), para cantar antes do lanche e a
música “Sai Preguiça” (Palavra Cantada, 2004) no início da aula;
Usar a música de forma interdisciplinar, aplicando-a em
matérias como Português e Matemática. Para isso, é possível explorar o alfabeto
e sequências numéricas cantados, por exemplo. Junto, utilize materiais
concretos, como letras e números impressos;
Histórias musicadas, acompanhadas de fantoches, como por
exemplo, “O Macaco e a Velha”, “A Festa no Céu” e
“Dona Baratinha”, todas disponíveis na internet;
Perceber os níveis diferentes da fala: silêncio, cochicho,
grito, etc;
Confecção de instrumentos sonoros, usando garrafa pet,
latas, tubos, caixas, sementes, etc.;
Apresentações musicais e teatrais.