Dia do Índio

Projeto dia do Índio

Projeto Dia do Índio

Com este Projeto Dia do Índio vamos trabalhar com as seguintes áreas de conhecimento: Linguagem Oral/Sonora/Musical, Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade e abordar os seguintes conteúdos: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.

O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.

A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.

Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:

Trabalhar o tema “Índio” de diversas formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar estratégias de ensino lúdicas que levem as crianças à:

- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;

- Valorizar seus hábitos e costumes;

- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;

- Incentivar a criatividade;

- Desenvolver o raciocínio e atenção;

- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.

- Desenvolver a coordenação motora;

- Desenvolver a expressão corporal;

- Conhecer as cores primárias;

- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);

- Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:

Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem; Recortes; Trabalhos manuais indígenas (cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).

METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.

Serão promovidas diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.

Serão confeccionados juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena.

RECURSOS:

Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:

Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.

AVALIAÇÃO:

No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.

Para Imprimir

Resolvendo o problema de sincronização.

Procure a atualização mais recente nos próximos dias.


O encontro de desenvolvedores de aplicativos incríveis

Descobrimento do Brasil

História do Brasil

  • Convidar aos alunos para uma viagem imaginária através do tempo e repassar os conhecimentos a respeito da história do nosso País são alguns dos objetivos deste projeto.
  • O descobrimento do Brasil está atrelado à figura do índio.


Série em questão
  • Infantil II- B
  • Faixa etária entre 04 e 05 anos de idade.


Objetivos
  • Construir o conhecimento lógico-matemático e linguagem oral e escrita.
  • Ampliar a expressão corporal e os conhecimentos constituídos pela história e pela cultura.
  • Despertar nos alunos o sentimento de amor pelo País em que vivem.
  • Fazer reconhecer as belezas naturais, as riquezas e a história do território, assim como a importância de cada um dos cidadãos que aqui vivem.


Materiais
  • Canetinha hidrocor
  • Cartolinas
  • Cola branca
  • Fita adesiva
  • Folha de papel sulfite colorida e branca
  • Furador de papel
  • Grampeador
  • Lápis de cor
  • Lápis preto
  • Palitos de dente
  • Penas de aves
  • Pincel
  • Revistas para recortes
  • Tesoura
  • Tinta guache


Metodologia
  • Trazer filme Tainá I e II, livros ilustrados mostrando a história do descobrimento do Brasil e dos Índios.
  • Fazer comentários sobre os filmes e livros em questão.
  • Organizar atividades do interesse do grupo.
  • Música Pindorama (Palavras cantadas)
  • Montar um livro ilustrativo da cultura indígena.
  • Pesquisa junto à família, para saber se possuem ascendência portuguesa. Caso tenha, trazer fotos, objetos, roupas, moeda...
  • Pesquisa sobre os índios, como eles viviam e vivem atualmente.
  • Fazer exposições abertas dos trabalhos para a escola e familiares.
  • Mostrar mapa mundi e mostrar onde fica Portugal, o Brasil e o Oceano Atlântico por onde navegaram com suas caravelas.


Avaliação
  • Avaliar no método processual, de acordo com o desenvolvimento do aluno durante o processo de ensino, além de considerar a sua participação e curiosidade nas atividades, seu desempenho individual e coletivo.