Dia do Índio
Projeto dia do Índio
Projeto Dia do Índio
Com este Projeto Dia do Índio vamos trabalhar com
as seguintes áreas de conhecimento: Linguagem Oral/Sonora/Musical,
Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade e abordar os seguintes conteúdos: Coordenação
motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o
desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores
da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras
tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a
tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da
criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos
implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as
crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de
interações/experiências.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o tema “Índio” de diversas formas lúdicas que
favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena e que
promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo
histórico brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar estratégias de ensino lúdicas que levem as crianças à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e
quadrado);
- Compreender o conceito de longe e perto.
ATIVIDADES:
Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos;
Cantigas; Pinturas; Colagem; Recortes; Trabalhos manuais indígenas (cocar,
lembrancinha, colar, flecha, maracá).
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e
coletiva com a interação professor e criança.
Serão promovidas diversas atividades de origem indígena com
as crianças. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra
sala.
Serão confeccionados juntamente com as crianças diversos
objetos de origem indígena.
RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis
de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas
pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.
AVALIAÇÃO:
No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos
alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial
para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito
um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.